quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Essa tal de ansiedade...

Ansiedade é um problema né? Já pararam pra pensar que ela envolve tanta coisa? Não só o fator psicológico, mas os sintomas que aparecem como queixa no "físico" também. É algo difícil de definir, que “sentimos por dentro”, no peito, e para alguns parece que vamos "explodir" se não fizermos algo. E se não fizermos... ficamos com o tal desconforto até acharmos a forma  de aliviarmos aquela sensação de incômodo.Cada um "trabalha" isso, de variadas maneiras.

No caso das dietas alimentares, não é diferente. A ansiedade, muitas vezes nos faz descontarmos na alimentação. Tem gente que fica ansiosa e não come absolutamente nada, parece que trava, e uma grande parte das pessoas faz o movimento oposto, de comer compulsivamente, sem vontade alguma, mas por pura intenção de aliviar o sintoma.
Quando decimos fazer dieta, além de estarmos a quase todo tempo em estado de alerta (parece que pensamos mais em comida do que antes dela), também ficamos sedentos por  resultados, e todos sabemos que os melhores e mais duradouros são conquistados dia após dia, num exercício de paciência e trabalho árduo, até que este faça parte integrante da rotina, e no final das contas, quando alcançamos o objetivo desejado,  todo o esforço e investimento de expectativas acerca da fantasia de estar bem consigo mesmo, torna o feito recompensador.
 Muitas pessoas recorrem a dietas muito restritivas, em busca de resultados imediatos, no entanto, mal sabem elas o mal que estão fazendo à saúde. Mas quem se importa com saúde se a mídia nos impõe a todo tempo corpos "sarados", roupas que caem bem em modelos esquálidas , ou seja, um padrão que destoa totalmente do que estamos acostumados no nosso cotidiano?“-Ah, bobagem...sibutramina está aí para nos ajudar a controlar o apetite, e o resultado é imediato”. Quantas e quantas vezes não nos debatemos com estas situações de forma tão próxima que torna-se normal a auto-medicação em busca do corpo perfeito?
E aí eu páro para pensar: Será que este é o padrão do corpo saudável? O que é um corpo saudável? O que é um corpo harmônico? E se eu vestir um jeans 42 serei menos bonita ou atraente que uma pessoa que veste o 36 ou 38? Estas são questões que aparecem a todo tempo. Por mais que a mulher esteja bem, ela nem sempre está 100% satisfeita com o corpo. Será que é realmente o corpo que não está bem, ou será a mente?

Deixo estas questões para que possamos refletir melhor quanto aos padrões impostos pelos aparelhos ideológicos à respeito do que é ser belo nesta sociedade predominantemente capitalista, e consequentemente consumista em que a estética está arraigada à nova geração.

Um beijo, e até a próxima!

Luiza Thamm


3 comentários:

  1. Eu sou dessas que comem compulsivamente quando estão ansiosas!
    =/
    E agora na época de fim de ano (natal e ano novo) fica muito dificil controlar a boca!
    Parece que nunca vi comida na vida!
    aihaihaihaihaaiha

    beeeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei a "cara" que vcs deram ao blog.
    Estão de parabéns!!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. P.S. Posso dar uma sugestão??? rsrs.

    Adoraria que vcs tirassem aquelas letrinhas (verificação de palavras)para postar o comentário.... rsrs
    Bjs,

    ResponderExcluir