segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Será que você está “aware” do ato de comer?

Estava lendo um livro do Zinker, “Ego, Fome e Agressão”, e um dos capítulos é referente ao ato de comer. Ele coloca que é muito importante estarmos conscientes e presentes deste processo. Muitas vezes nos alimentamos não apenas do alimento físico, mas também de alimentos mentais. Não é muito difícil tomarmos café da manhã ingerindo o jornal diário ou pensamentos que nos levam a qualquer lugar, menos à mesa. É como o bebê no ato de sucção, que se utiliza do automatismo e de um pouco de concentração para se satisfazer, e aquele sorriso típico após a mamada, ao qual concluimos se tratar de uma felicidade exacerbada, é na realidade apenas o relaxamento  total dos músculos da face. =)   

Ok, eu vou parar por aqui, não irei mais desconstruir as fantasias de ninguém. Rsrsrs

O adulto, é diferente, enquanto precisa lidar com alimentos sólidos, necessita de concentração total no ato de comer. “Assim como o bebê, o adulto acaba por entrar em estado de transe, pelo menos no que diz respeito á alimentação, investindo seu interesse em pensar, devanear, falar ou ler”.

Algo interessante nesta leitura é que ele praticamente dá uma aula de como nos alimentarmos, ao nos concentrarmos inteiramente no ato de comer.

 “ Temos de estar toralmente ‘aware’ do fato de que estamos comendo. (...) Você pensa, é claro, que está ‘aware’ de seu comer. Mas está? Ou você lê, fala, devaneia ou se preocupa ? Com que frequência sua mente está cheia de ansiedade achando que pode perder o ônibus, ou se atrasar para o trabalho ou para um encontro no teatro? Quantas vezes, enquanto come, você especula sobre o resultado de negócios que precisa tratar? Quantas vezes você engole o jornal com suas refeições?
Uma vez que tenha decidido se tornar ‘aware’ de seu ato de comer, você começará a fazer descobertas surpreendentes. A princípio, será extremamente difícil manter nossa mente concentrada no processo de comer, mesmo por um breve período. Em alguns segundos , provavelmente você descobrirá que sua mente divagou e você está em qualquer lugar menos à mesa, consumindo o alimento. Não se force a se concentrar, mas chame de volta a si mesmo sempre que notar que está se afastando da concentração, e lentamente aprenderá a se concentrar por 10 ou 20 segundos e, então, até um minuto ou mais. ”

Temos que dar atenção à textura do alimento, devemos perceber a sua forma, tentar definir qual o sabor (“descreva todos os detalhes de que sente e saboreia: quente, frio, amargo ou doce, temperado e insípido, mole ou duro”) que se cria ao se misturar os alimentos que estão sendo totalmente triturados, e isto é muito importante. Temos que definitivamente usar nossos dentes, eles estão na nossa boca não apenas para mostrarmos que temos um sorriso bonito, mas sua função é de triturar os alimentos, pois o nosso estômago e intestino são como uma pele e o alimento deve penetrar esta pele interna. Então, por este motivo é necessária a trituração total do alimento.

Quantas e quantas vezes nós comemos sem nem mastigarmos direito? Eu mesma já tinha um tempo de refeição definido: 9 minutos. Hahaha ultra-mega-hiper “the flash”. Agora estou me observando mais, me concentrando no ato de comer. Não assisto televisão, nem como olhando para a tela do computador. Se é pra comer, vamos fazer isso inteiramente. Acredito que podemos levar estes conhecimentos não só para a mesa enquanto nos alimentamos, mas para a vida.

Espero que tenham gostado, para mim, todos estes conhecimentos estão me sendo úteis.

Um grande beijo, e prometo estar mais presente no blog também.


Luiza





PS.1: Agradecemos aos comentários feitos por tooooodas as Divas. 
PS.2: Taty, ainda estamos aprendendo a organizar o blog rsrsrs, sua sugestão foi aceita, e já mudamos a configuração dos comentários! Também ainda organizaremos os blogs que iremos seguir, o seu estará lá com certeza, pois vc é um exemplo de determinação e disciplina. Beijos.

Um comentário:

  1. Olá meninas.
    Obrigada pela visitinha.

    Feliz Natal a vcs, cheio de muita luz e alegrias...

    Bjs.

    ResponderExcluir